Na foto: O Vice-Prefeito Sodeval Ribeiro (PCdoB), o Presidente PT municipal, Renato Belas e o Governador do Estado da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT)
O PT abre mão de uma pré-candidatura a prefeito para o próximo mandato
Viemos por meio desta nota esclarecer aos filiados, apoiadores e simpatizantes do PT – Partido dos Trabalhadores de Várzea do Poço que, após muitos debates e diálogos internos em nosso Grupo Partidário, o Diretório do PT, PV e PCdoB chegou à conclusão mais assertiva, e o PT retirou da sigla a pré-candidatura para prefeito.
A vontade coletiva decide apoiar a pré-candidatura Sodeval Ribeiro
É importante salientar que o PT de Várzea do Poço buscou encontrar um nome que tivesse o perfil do partido para concorrer de forma democrática nas próximas eleições municipais em 2024. Embora tenham sido cogitados alguns nomes fortes, dentro do grupo, prevaleceu a vontade coletiva.
Internamente, o grupo disputou a vaga disponível na federação partidária e, em conjunto, decidiu apoiar a pré-candidatura do companheiro Sodeval Ribeiro, atual Vice-Prefeito do município.
O grupo partidário levou em consideração as determinações do estatuto da federação partidária, conforme a Lei, nº 14.208/21.
O Partido dos Trabalhadores (PT) levou em consideração as determinações do estatuto da federação partidária, conforme a Lei. Assim, as três legendas (PT, PV e PCdoB) atuarão em conjunto, tendo protocolado a federação “Brasil da Esperança” em 24 de abril de 2022.
A formação da federação está prevista na Lei nº 14.208/21 e foi regulamentada pela Corte Eleitoral o primeiro pedido de constituição de uma federação partidária após a criação do instituto pela Reforma Eleitoral de 2021. Após o fim das coligações com essa integração, os partidos deverão atuar conjuntamente em âmbito nacional ainda pelos próximos dois anos.
Portanto, decidimos seguir a mesma formação também no município, conforme assegura a Lei. Até 2026, os partidos integrantes da federação poderão atuar como se fossem um único partido, e essa união perdurará até o fim do mandato dos candidatos dessa federação partidária.
O alinhamento entre o Governo Federal, Estadual e Municipal está sendo determinante para a força desta candidatura
Informamos aos companheiros de união e luta igualitária que estamos decididos a apoiar quem já é de casa e conhece as necessidades da população de nosso querido município. A federação municipal agora busca uma governança igualitária, visando cumprir o que ainda não foi realizado, considerando o contexto histórico desafiador que enfrentamos, incluindo a pandemia e retrocessos causados por governos anteriores.
Com o apoio do Governo Federal, Estadual e Municipal, unidos pelas mesmas causas e objetivos, trabalharemos de forma inovadora para o bem comum de todos os cidadãos de nosso município.
O Partido dos Trabalhadores será uma forte aliança e estará presente nas orientações, parcerias e fiscalização
Neste novo momento, não podemos errar nem nos aventurar. Continuaremos firmes no que já foi conquistado e buscaremos concluir o que ainda está pendente nesta gestão, passando a responsabilidade para quem já conhece nossa casa.
O Partido dos Trabalhadores de Várzea do Poço estará presente nessa nova empreitada, fiscalizando e orientando, com o compromisso de fortalecer verdadeiramente a federação composta pelo PT, PV e PCdoB.
A Federação no município segue em União e Luta Igualitária.